'Sons que vêm do Pará': evento reúne grandes nomes da cultura paraense em encontro da dança e música
21/05/2025
(Foto: Reprodução) Programação na Aldeia Cabana será na sexta-feira, 23, e no sábado, 24, comandada pelo bailarino Rolon Ho e pelo cantor Rhenan Sanches. Gravação audiovisual vai reunir artistas da música feita no estado. 'Sons que vêm do Pará' será encontro da música e da dança paraenses em Belém.
Taymã Carneiro / g1
A Aldeia Cabana, em Belém, vai sediar nesta sexta-feira (23) e no sábado (24) a primeira edição do "Sons que vem do Pará" - um grande encontro da música e dança, em uma celebração da arte e cultura paraenses.
O evento gratuito será comandando pelo coreógrafo e bailarino Rolon Ho, no concurso de dança com R$ 18 mil em prêmios, e pelo cantor Rhenan Sanches, que vai receber vários convidados na gravação de um produto audiovisual.
O evento faz uma homenagem à obra do multi-instrumentista Manoel Cordeiro, considerado um dos mestres da guitarrada e que já contribuiu com mais de mil discos.
"Estou em um momento muito feliz, completando 70 anos de vida e 60 de carreira. É um momento em que estou com essa empreitada de manifestar a cultura popular brasileira feita na Amazônia, e essa homenagem me fortalece, me ainda mais motivado na direção de afirmarmos o protagonismo da nossa própria história", afirma Manoel.
Rhenan, que dá voz ao sucesso "Tentativas em Vão", conta que o festival vem sendo pensado há cerca de dois anos, tendo como alvo a celebração de 25 anos do tecnobrega. "A gente nem imaginava que Belém estaria sediando uma COP, nem que estaríamos tanto na moda, então para mim é uma honra".
Ele revela que vai reunir no palco grandes nomes da música paraense, que são referências nos 20 anos que acumula de carreira. "Poder gravar um DVD com todos esses artistas é um presente de Deus, é como conquistar o troféu, e em casa, junto do público paraense que curte o nosso som, além de poder mostrar tudo isso ao mundo".
Vencedor da competição Dança dos Famosos em 2023, junto da atriz Priscila Fantin, Rolon Ho fez a curadoria de quase 100 inscrições para a competição de dança promovida pelo festival. Ele aposta que "será um momento para contemplar a música e a dança do estado do Pará".
"É uma confraternização da música e da dança, com brega, merengue e grupos de carimbó, além de grandes estrelas paraenses. É um festival que precisava existir na nossa cidade para mostrar que tem muita coisa boa aqui".
Tayana dos Santos, diretora executiva e artística do "Sons que vem do Pará", se tornou especialista em projetos culturais, a partir de leis de incentivo. Ela revela que a ideia é poder circular o Brasil com a proposta.
"Esse é só o projeto piloto para que, nas próximas edições, seja levado para outros estados. De um lado a gente vai tem os grandes nomes já conhecidos na nossa cultura paraense, e do outro, uma nova leva de artistas que levam sua arte para mostrar o que é feito no Pará", afirma.
Programação
Na sexta-feira (23), será realizada a semifinal da competição de dança em três categorias: brega, carimbó e merengue. São cerca de 50 competidores. Depois disso, tem apresentações de DJs, Banda Xeiro Verde e Suanny Batidão.
Já no sábado (24) ocorre a final, com três competidores em cada categoria pelo prêmio final. Em seguida, a gravação do DVD comandando por Rhenan Sanches com convidados especiais, e encerrando com show dos Vingadores do Brega.
A entrada na Aldeia Cabana será a doação de 1 kg de alimento não-perecível.