Setor produtivo comemora liberação de recursos para desapropriação da área do Distrito Industrial de Santarém
25/05/2025
(Foto: Reprodução) A Associação Comercial e Empresarial de Santarém ACES) celebrou a notícia como um divisor de águas para o setor empresarial da região. Aces e Secretaria Reg. de Governo do Baixo Amazonas: Distrito Industrial
Agência Pará/Divulgação
Mais um importante passo foi dado para concretizar o sonho do tão aguardado Distrito Industrial de Santarém: o Governo do Estado oficializou, no último dia 19 de maio, a liberação de recursos para a desapropriação da área. Em outubro do ano passado, o governador Helder Barbalho havia assinado o documento que autorizava a desapropriação e garantia a indenização aos antigos proprietários: um investimento de R$ 5 milhões.
"Este é um momento histórico. A confirmação deste ofício representa um passo concreto para a construção de um espaço que vai transformar a economia da nossa cidade, com geração de empregos, um estrutura moderna e a valorização das cadeias produtivas", disse o prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós.
✅ Siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES), Alexandre Chaves, celebrou a notícia como um divisor de águas para o setor empresarial da região. “É um momento histórico. O Distrito Industrial é um sonho antigo da classe produtiva santarena e a liberação desses recursos mostra que esse sonho está se tornando realidade. Agradecemos ao governador Helder Barbalho, à secretária Hanna Gassan e ao secretário regional Nélio Aguiar, que sempre esteve ao nosso lado nessa luta”, destacou.
O Distrito Industrial será implantado em uma área de 175 hectares, localizada entre a BR-163 (Rodovia Santarém-Cuiabá) e a PA-370 (Rodovia Santarém-Curuá-Una), e está planejado para abrigar 125 lotes destinados a indústrias, bioindústrias, agroindústrias, logística, mineração não metálica, comércio e serviços. O objetivo é ordenar o crescimento industrial da região e atrair empresas para um ambiente com infraestrutura adequada, segurança ambiental e segurança jurídica.
O empreendimento terá espaços administrativos e de convivência, uma rede de 6,5 km de vias, sistema de drenagem, calçadas, ciclovias, faixas de pedestres, canteiros centrais, paisagismo e rede de distribuição de energia elétrica.
"Tudo isso é resultado de muito diálogo, parceria e compromisso com o povo. Agradeço ao governador Helder Barbalho, agradeço, também, ao setor produtivo que tem sido um parceiro da prefeitura, além dos nossos parlamentares, que estão sempre, junto com o Executivo, trabalhando pelo desenvolvimento do nosso município", enalteceu Zé Maria.
Distrito Industrial deve ser instalado em Santarém; veja o projeto
Segundo o secretário regional de Governo do Baixo Amazonas, Nélio Aguiar, o avanço é uma conquista coletiva. “O Distrito Industrial é uma luta histórica do setor produtivo de Santarém e de toda a região. Com a liberação desses recursos, damos um passo gigantesco para que esse projeto saia do papel. Essa é uma ação que envolve diálogo, articulação e compromisso do governo do estado com o futuro do Oeste do Pará”, afirmou.
O processo de desapropriação iniciou em 18 de outubro de 2024, quando o governador Helder Barbalho assinou a autorização para a tomada da área.
Para Alexandre Chaves, o Distrito vai impulsionar o crescimento econômico, sendo mais estruturado e sustentável. Atraindo novos negócios, o projeto vai fortalecer a bioeconomia e a biotecnologia, setores em expansão e de grande potencial para a região.
O empreendimento representa um novo capítulo para a industrialização do oeste paraense, consolidando Santarém como polo estratégico de desenvolvimento regional.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região