Operação encontra área oculta de floresta devastada e destrói trator usado no crime ambiental, no Pará
15/07/2025
(Foto: Reprodução) Área devastada tinha pátio de toras e maquinário para extração de árvores de grande porte
Agência Pará
Uma área de desmatamento ilegal foi identificada nesta segunda-feira (14) em Uruará, no sudoeste do Pará, durante mais uma fase da Operação Curupira. A ação ocorreu em uma vicinal no KM-40 da Rodovia PA-370, sentido Uruará–Santarém. A cerca de 20 quilômetros da via principal, agentes localizaram extensas áreas de floresta derrubadas, trilhas abertas para extração e armazenamento de toras.
Equipamentos apreendidos e destruição no local
No local, foram encontrados e apreendidos 13,48 metros cúbicos de madeira em tora, um trator tipo esteira, uma engraxadeira, soprador, caixa de ferramentas, duas baterias automotivas e outros itens utilizados na extração ilegal. Sem licenças ambientais apresentadas, a madeira foi inutilizada com motosserras e o trator destruído com explosivos.
O responsável pela atividade não foi localizado. A área possui quatro Cadastros Ambientais Rurais (CAR) sobrepostos, e os dados foram encaminhados à Polícia Civil, que deve intimar os proprietários a prestar esclarecimentos.
Operação segue em diferentes pontos da região
A ação faz parte da Operação Curupira, que atua há mais de dois anos no combate a crimes ambientais no estado. A operação conta com bases fixas em Uruará, São Félix do Xingu e Novo Progresso, e tem integrado diferentes forças de segurança e fiscalização, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Semas.
Na semana anterior, outro ponto de desmatamento ilegal havia sido identificado em São Félix do Xingu. Em Uruará, participaram da ação equipes do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), 38º BPM e Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cipamb).
As fiscalizações da Operação Curupira resultaram em mais 90 prisões em flagrante; 27 fianças arbitradas, 52 inquéritos policiais instaurados; mais de 180 intimações emitidas; 220 autos de infração; 58 termos circunstanciados de ocorrência (TCOs) e apreensões de 679 munições, de mais de 200 armamentos e mais de 1.100 maquinários.
✅Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Vídeos com as principais notícias do Pará