Há 2 semanas internado, educador físico atropelado na Grande Belém é submetido a protocolo de morte cerebral
01/07/2025
(Foto: Reprodução) Lucas Cardoso Palheta, de 24 anos, foi arremessado da moto em que estava após ser atingido pelo carro da mulher. Lucas Cardoso Palheta, de 24 anos.
Reprodução / TV Liberal
O educador físico Lucas Cardoso Palheta, de 24 anos, internado em estado grave após ser atropelado em um cruzamento em Ananindeua, na Grande Belém, foi submetido a procedimento de morte cerebral. A informação foi divulgada pelo pai nesta terça-feira (1º). O acidente é investigado pela Polícia Civil.
(CORREÇÃO: O g1 errou ao informar que Lucas faleceu. Nesta terça-feira, começaram os procedimentos de protocolo de morte cerebral, que devem seguir por 48 horas, segundo a família. A informação foi corrigida às 17h35).
Lucas sofreu duas paradas cardíacas e falta de oxigenação no cérebro. Com isso, segundo a família, foi aberto um protocolo de situação compatível com morte cerebral. O educador físico será avaliado durante 48 horas por três médicos.
O protocolo inclui exames e procedimentos para confirmar (ou não) a perda completa e irreversível das funções cerebrais. Lucas está há duas semanas na UTI do Hospital Metropolitana, em Ananindeua.
O pai do jovem, Kayro Palheta, disse que o filho é vítima de um ato de imprudência. Imagens de câmeras de monitoramento filmaram o acidente, que ocorreu no último dia 15 de junho.
A motorista passou o sinal vermelho e atropelou Lucas, que pilotava uma motocicleta no sentido livre, onde o sinal estava verde.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
Segundo a Polícia Civil (PC), na época, a suspeita foi encaminhada para exames, que não constataram embriaguez. O indiciamento será determinado a partir do resultado do inquérito. No acidente, outro veículo também foi atingido, mas não houve feridos nesta batida.
Motociclista atingido por motorista em Ananindeua está em estado grave
A família do jovem informou que ele teve múltiplos ferimentos na coluna, perna e cabeça. Lucas chegou a passar por cirurgias e ficou entubado.
Sobre o caso, a Polícia Científica do Pará (PCPA) comunicou que os veículos envolvidos foram periciados e que o resultado do laudo saiu e foi enviado aos investigadores.
A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (Semutran) pontuou que o cruzamento das ruas WE 32 com a SN 19, onde ocorreu o acidente, está devidamente sinalizado e semaforizado, conforme as normas de segurança viária estabelecidas, e que cabe aos condutores o cumprimento das regras de trânsito.
VÍDEOS com as principais notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 Pará.