Foragido da Justiça é preso com drogas no bairro Área Verde, em Santarém
03/07/2025
(Foto: Reprodução) Homem cumpria pena de mais de 21 anos e estava foragido do sistema penal. Polícia também encontrou drogas, balanças de precisão e objetos de origem suspeita. Material apreendido pela Polícia Militar
Polícia Militar/Divulgação
Uma ação integrada entre o Serviço de Inteligência e guarnições do 35º Batalhão da Polícia Militar resultou, na noite desta quinta-feira (3), na prisão de Hugo Mateus, conhecido como “Mateuzinho”, foragido da Justiça e suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas. Ele foi localizado em uma residência no bairro Área Verde, em Santarém, no oeste do Pará, onde também foram apreendidas drogas, duas balanças de precisão e objetos de origem duvidosa.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
De acordo com o tenente Alciomar Silva, Hugo estava sendo monitorado há cerca de três meses. Informações repassadas ao setor de inteligência indicavam que ele havia chegado de Almeirim e se instalado em uma área de difícil acesso no bairro Área Verde, onde passou a movimentar o tráfico de entorpecentes na região.
“O Serviço de Inteligência recebeu denúncias da população sobre movimentações suspeitas na residência. A partir daí, passamos a monitorar o local e confirmamos a presença de Mateus. Ao sair de um veículo em frente à casa, ele foi abordado por uma das guarnições e, inicialmente, tentou se passar por outra pessoa, fornecendo nome falso. Mas já tínhamos imagens e informações que confirmavam sua identidade”, relatou o tenente.
Quais as diferenças entre a prisão temporária e a preventiva?
Durante a abordagem, os policiais encontraram uma pequena porção de entorpecente no bolso do suspeito. Em consulta ao sistema prisional, foi constatado que Mateus possuía um mandado de prisão em aberto com pena restante superior a 21 anos e havia fugido do sistema penal.
Com autorização por escrito dos pais do suspeito, os militares entraram na residência e encontraram, no quarto de Mateus, cerca de 400 gramas entorpecentes, entre cocaína e substância análoga ao crack, além de duas balanças de precisão, três relógios, R$ 950 e embalagens comumente utilizadas no preparo e comercialização de drogas.
Segundo a PM, as porções encontradas eram grandes, indicando que Mateus não vendia a droga em pequenas quantidades. A suspeita é de que ele contava com apoio de outras pessoas, e as investigações devem prosseguir para localizar comparsas e possíveis depósitos do restante da droga.
Todo o material apreendido, assim como o suspeito, foi apresentado na 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil. O caso será investigado sob a responsabilidade do delegado plantonista Fábio Amaral.
VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região